O projecto

Praça Alexandre Albuquerque, de 15/5/2006 a 21/5/2006

Esta exposição é uma mostra combinada de fotografia e arquitectura, numa parceria entre o fotógrafo César Schofield Cardoso o arquitecto Nuno Lobo Linhares Carvalho, sobre movimentos urbanos de cultura e lazer que nascem e desenvolvem-se de forma espontânea pela cidade. Participou Omar Camilo, cineasta/fotógrafo, com o seu olhar particular sobre a cidade.

As imagens são uma evocação a movimentos, ritmos, cores e manifestações da cultura e lazer num contexto de urbanidade, cada vez mais marcante na cidade da Praia, simbolizado por estruturas metálicas, betão, asfalto, edifícios, estradas, pontes, tentando representar a simbiose entre a cidade em crescimento e as suas actividades.

Esta mostra tinha de ser feita num espaço também ele novo, inventado, acrobata, numa estrutura nova, criada e montada pela arquitectura: Começa-se pela escolha do local. Praça Alexandre Albuquerque. Bem que sem a vitalidade de alguns anos atrás, é ainda o local de encontro(s), atravessamento(s), cruzamento(s), daí parecer-nos a "única" opção. Nesta propõem-se a colocação de uma estrutura formada por três contentores. Dois de dimensões diferentes que por serem colocados paralelamente mas desalinhados criam sequencias de pequenos espaços/átrios/atravessamentos, que "simbolizam" a pretendida introdução do conceito de "animação"/"movimento(s)". Este aspecto é reforçado com a introdução de uma terceiro contentor sobre os dois anteriormente referidos. O acesso a este é feito por umas escadas (ou rampa). Ou seja, um conjunto de espaços que formam circuitos fluidos a serem apropriados de modo, pessoal, voluntário e espontâneo pelas pessoas, visitantes ou não. No interior destes contentores funcionará de forma "tradicional" a mostra de fotografia.

César Schofield Cardoso e Nuno Lobo Linhares Carvalho
Praia, Maio 2006

No comments:

Post a Comment